Seja o primeiro a receber nossas dicas por e-mail

Home » Empreendedorismo » Como melhorar os processos de gestão de salão de beleza

Como melhorar os processos de gestão de salão de beleza

28/12/2016
Sem comentários

Para a maioria dos donos de salão, é um grande desafio dar conta de manter o negócio funcionando, lidar com fornecedores, funcionários, finanças e muitas outras tarefas quase diárias que a gestão de salão de beleza demanda.

Mas então, como melhorar esses processos? É possível otimizar seu tempo, se organizar e conseguir criar um planejamento para garantir que a gestão do seu salão seja feita com sucesso. Veja nossas dicas:

 

Organização é a palavra-chave

Conseguir organizar os horários dos clientes em uma agenda funcional é fundamental para comandar um salão de beleza, mas também é preciso dar atenção à organização de outros compromissos: tarefas, contas e salários a pagar, reuniões, treinamentos, eventos e feiras, horários e tarefas dos seus funcionários, só para citar alguns.

Como dar conta de tudo isso? Hoje em dia, a tecnologia será sua grande aliada na gestão do salão de beleza! Existem diversas ferramentas de organização e anotação, inclusive com opção de alarmes e lembretes.

Faça uso do Google Agenda, Trello, Asana, Slack e qualquer outra ferramenta que ajude nesse aspecto. Invista um tempinho para estudar e analisar qual delas se encaixa melhor na sua rotina de gestão. Inclusive é possível fazer uso de mais de uma delas, caso necessário.

gestão de salão de beleza

Crie regras e padrões de conduta

Isso vale tanto para os funcionários quanto para os próprios clientes. Pode parecer agressivo criar regras para seus clientes, mas algumas delas são necessárias para não prejudicar o atendimento de todos.

Por exemplo, estabeleça um limite para atrasos (normalmente 15 minutos) e cancelamentos de horários (24 horas). Assim, você evita que os atrasos se acumulem ao longo do dia e que clientes que chegaram no horário correto não tenham que esperar demais.

Para seus funcionários, é importante que o contrato tenha bem definido como será o serviço deles. CLT, MEI, autônomos, com ou sem porcentagem, além de horários. Se tiver alguma dúvida, confira a novidade na Lei Trabalhista para profissionais de beleza clicando aqui.

 

Cuide das finanças do salão de beleza

É de extrema importância que as finanças do salão de beleza estejam bem organizadas e controladas, com todos os gastos e ganhos devidamente planilhados e arquivados.

Você não precisa ser um expert em economia, mas é importante ter uma pequena noção de finanças para conseguir cuidar da gestão do seu salão sem maiores problemas.

Existem planilhas e ferramentas gratuitas que podem ajudar nessa tarefa. Pesquise!

 

Controle seu estoque

O controle do seu estoque deve ser feito como uma rotina, ainda mais num tipo de negócio que tem uma rotatividade alta dos produtos. É inaceitável para um salão de beleza que algum produto essencial esteja faltando.

Sua grande aliada aqui serão as ferramentas para organizar a agenda de clientes. Sabendo de antemão os horários de atendimento e tipo de serviço necessário em cada um deles, é possível controlar e repor o estoque e sempre estar um passo à frente, para não deixar nada faltar.

dicas gerenciar salão de beleza

Invista em seus funcionários

Os funcionários de um salão de beleza são muito importantes pois carregam a imagem da qualidade do estabelecimento. Muitos dos clientes vêm com indicação para um determinado profissional, por isso é importante investir em treinamentos e feiras para que cada um deles esteja por dentro das novidades do setor, que é altamente dinâmico.

Procure ter uma equipe variada, contando com profissionais habilidosos em cada um dos segmentos de interesse de seus clientes, para poder atender a maior diversidade de pessoas possível: corte, coloração, cabelos crespos, hidratação, entre outros.

 

Meça os resultados

De nada adianta dedicar-se à gestão de salão de beleza se você não medir os resultados para poder comparar se está evoluindo ou não. Crie planilhas mensais, semanais, semestrais ou com o período que for mais útil e sempre anote seu crescimento.

Essa dedicação é primordial para comparar a evolução e fazer ajustes necessários na gestão do seu salão de beleza!

gerenciador de agenda

Deixe o seu comentário

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Cadastre-se na melhor solução em agendamento online para qualquer tipo de serviço.