Seja o primeiro a receber nossas dicas por e-mail

Home » Marketing e Vendas » Como transformar uma empresa em franquia de sucesso

Como transformar uma empresa em franquia de sucesso

30/11/2016
Sem comentários

Em tempos de crise aumenta o número de empresários buscando transformar sua empresa em franquia. Cada vez mais o franchising é visto como uma forma de expandir o negócio sem investir capital próprio ou pedir empréstimos bancários.

Entre as inúmeras vantagens para o franqueador estão:

  • Diluição do risco: diferentemente de uma expansão com investimento de capital próprio, no sistema de franquias o risco é dividido com os franqueados.
  • Gestão do negócio: ao invés da gestão do negócio recair somente sobre o dono, no caso das franquias ela é compartilhada com os franqueados.

Também para os franqueados as vantagens são grandes. Começar um negócio baseado numa experiência prévia e com processos definidos aumenta muito as chances de sucesso.

Sabemos que o processo de transformar uma empresa em franquia é complexo e exige muito cuidado do gestor. Mas nesse artigo daremos um passo-a-passo simples para orientar quem está começando a pensar no assunto.

 

Examine as questões legais

Antes de qualquer coisa é necessário resolver todo tipo de questões legais. Uma das principais é o registro da marca no INPI, item fundamental para se tornar um franqueador.

 

Faça um plano de negócios detalhado

Assim como em qualquer empresa, é muito importante ter um plano de negócios detalhado, com planejamento financeiro (do lado do franqueador e do franqueado), as taxas que serão praticadas (franquia, royalties, entre outras), fluxo de caixa esperado e o tempo de retorno do investimento inicial para o franqueado.

como criar uma franquia

Planeje a expansão

O sucesso da franquia depende do crescimento das unidades, por isso é preciso planejar a expansão e as regiões onde serão instaladas.

Independentemente de serem próprias ou franquias, é importante que as primeiras unidades funcionem como cartões de visita. Elas serão as responsáveis por disseminar o conceito e trazer os primeiros investidores.

Sistematize os processos

Conforme dito anteriormente, uma das principais vantagens para um franqueado é adquirir o know-how e trabalhar com processos definidos.

Exatamente por isso é fundamental criar manuais de operação, com detalhamento dos processos desde a instalação da franquia até o gerenciamento do dia-a-dia.

Também é necessário treinar e orientar os franqueados constantemente, passando o máximo de informação possível sobre o negócio.

Elabore os contratos

A elaboração dos contratos de franquia é umas das questões mais delicadas e que exige maior cuidado. São eles que irão reger as relações entre franqueador e franqueados.

O principal documento desses contratos é a Circular de Oferta de Franquia (COF), usado pelo franqueador para fornecer as informações comerciais, financeiras e jurídicas da sua franquia para investidores interessados em adquirir e operar uma franquia de sua rede.

Comece a vender

Após todas as questões iniciais, é hora de começar a vender franquias. Os melhores canais para a divulgação são feiras de negócios, seminários, sites e revistas especializadas.

Por ser um mercado muito competitivo, muitas outras franquias estarão disputando a atenção dos novos investidores, por isso é importante demonstrar profissionalismo.

Selecione bem os franqueados

Achou que já tinha feito tudo? Pois prepare-se para a etapa mais crítica do processo: a seleção dos franqueados.

Mais do que um investidor, o franqueado também é um sócio. Por isso precisa estar disposto a trabalhar duro e crescer junto com a marca, compartilhando os princípios e objetivos do negócio.
Nesse artigo resumimos um passo-a-passo para transformar uma empresa em franquia. Mas é preciso pesquisar bastante e buscar suporte, como por exemplo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), que oferece cursos e palestras aos empresários e consultorias especializadas.

gerenciador de agenda

Deixe o seu comentário

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Cadastre-se na melhor solução em agendamento online para qualquer tipo de serviço.