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Marketing para barbearias: conquiste mais clientes

01/02/2017
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Cada vez mais as barbearias estão tomando os espaços no mercado. Elas são uma versão dos salões de beleza voltada para o público masculino e é exatamente por isso que têm feito tanto sucesso: os homens contemporâneos prezam mais pelos cuidados pessoais e uma boa aparência.

Como era de se esperar, o mercado acompanhou e até estimulou essa mudança de comportamento e surgem novas barbearias a cada instante, aumentando a concorrência. Porém, o marketing para barbearias não pode ser feito da mesma forma que o marketing para salões de beleza, pois existem alguns pontos característicos que fazem toda a diferença na forma como a comunicação deve ser usada.

marketing para empreendedores

Então como fazer marketing para barbearias?

Veja nossas dicas e conquiste mais clientes para seu salão de beleza masculino:

 

Encontre seu público-alvo

Seu público-alvo não são apenas homens. São homens com gostos, costumes e padrões de compra específicos, que se interessam por cuidados pessoais e irão se identificar com a proposta da sua barbearia.

Mas não é tão simples descobrir o público-alvo de uma barbearia, é preciso pesquisar, estudar seus concorrentes e absorver os pontos positivos, analisando o que funciona e o que é melhor deixar de lado.

Assim, você sabe exatamente para onde direcionar seu marketing e atrair os clientes certos.

 

Crie um ambiente interessante

A decoração de um salão de beleza feminino é bastante específica desse tipo de local. Por isso, nada mais lógico que a decoração da sua barbearia também seja de acordo com a identidade do seu público. Resumindo: uma barbearia precisa ter uma decoração masculinizada.

Isso não significa apenas pintar as paredes de azul e tons escuros. Vá além do óbvio e, de novo, estude os concorrentes que estão crescendo e dando certo: você descobrirá que a maioria dos salões de beleza masculinos investe em decoração retrô, com cara de pub ou mais esportiva.

Muitas barbearias costumam ter TVs transmitindo jogos de futebol, baseball ou basquete, mesas de bilhar e até mesmo geladeiras com cervejas artesanais e importadas. Uma trilha sonora de acordo com o gosto do seu público também é importante.

 

Estude

Estude e esteja atualizado sobre temas como marketing, empreendedorismo, finanças e gestão. Simplesmente abrir um negócio sem estudo irá gerar muita dificuldade para lidar com os problemas do dia-a-dia.

Lembre-se, qualquer um abre um negócio, mas é preciso estudo, determinação e conhecimento de mercado para fazer com que seu empreendimento vá para frente.

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Invista na divulgação

Mesmo que você já tenha seus clientes de sempre, é importante investir na divulgação da sua barbearia para atrair sempre novos clientes.

No mundo online, você deve investir na criação de bons perfis nas redes sociais para divulgar seus serviços, fotos de clientes satisfeitos, novidades e dicas de cuidados pessoais.

No mundo offline, você pode divulgar seu negócio na região onde seu salão está, com panfletos, cartazes ou até mesmo outdoor, se isso se encaixar no seu orçamento.

 

Ofereça inovações

Já se foi o tempo onde uma barbearia oferecia somente cortes de cabelo e barba. Como já mencionamos, os homens contemporâneos prezam mais pelos cuidados pessoais e uma boa aparência. Inclusive, muitos homens estão criando o costume de realizar o “dia do noivo” em barbearias, numa tarde similar ao dia da noiva, mas com cuidados para ele e seus padrinhos num ambiente descontraído e exclusivo.

Veja isso como uma oportunidade de mercado e ofereça serviços complementares: hidratação e cuidados mais refinados com a barba, massagem relaxante no couro cabeludo e até manicure para homens. Sim, isso existe e muitos homens se preocupam com a aparência de suas mãos.

Além disso, é legal oferecer inovações em outras áreas. Por exemplo: aposente a velha agenda de papel e ligações telefônicas. Ofereça ao seu cliente a possibilidade dele marcar um horário em sua barbearia em qualquer momento que quiser, através de uma ferramenta de agendamento totalmente online.

Existem mais vantagens ainda, como envio de SMS lembrando-o do horário marcado e a possibilidade do pagamento ser realizado pelo próprio aplicativo onde foi realizada a reserva. Isso existe e você pode se cadastrar para testar esse sistema clicando aqui.

 

Crie promoções e fidelize os clientes

Use sua criatividade para criar promoções atraentes, que, além de atrair novos clientes, irá fidelizar os que já conhecem sua barbearia.

Um exemplo? A cada 5 cortes, ganha uma barba feita; a cada 5 barbas feitas, ganha um tratamento relaxante para o rosto.

marketing salão de beleza masculino

Atendimento impecável

Treine seus funcionários para serem prestativos e sempre oferecerem um atendimento impecável. Pode parecer estranho, mas um bom atendimento contribui muito para no marketing para barbearias, pois um cliente feliz com o tratamento que recebeu volta e ainda faz propaganda positiva.

 

Crie metas para sua barbearia

Uma barbearia também precisa ter metas de crescimento, e não precisam ser muito difíceis de definir: comprar novos equipamentos, novas cadeiras, mudar a decoração, abrir uma franquia… Já falamos sobre a importância de traçar metas no seu empreendimento, clique aqui para ler mais sobre isso.

 

Contrate os melhores profissionais

Grande parte do sucesso de sua barbearia será construído com profissionais competentes e que sabem o que estão fazendo. Saiba recrutar os melhores talentos e motivá-los, sempre reconhecendo suas competências e transmitindo feedbacks de seu desenvolvimento.

 

Esteja sempre atualizado

Participe de feiras e eventos na área para estar atualizado e sempre oferecer a seus clientes as melhores novidades em cuidados, tendências e produtos voltados para a beleza masculina.

Seguindo essas dicas de marketing para barbearias, com certeza você terá bons resultados em seu salão e irá atrair muitos clientes e fidelizar os que já conquistou!

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