Seja o primeiro a receber nossas dicas por e-mail

Home » Empreendedorismo » O que você precisa saber para abrir um consultório de psicologia

O que você precisa saber para abrir um consultório de psicologia

16/01/2017
Sem comentários

Abrir um consultório de psicologia é um exemplo de negócio para profissionais da área que objetivam empreender e desenvolver sua própria empresa no segmento de atendimento clínico ou organizacional.

Para tal, é importante lembrar que o crescimento de um consultório de psicologia não deve depender apenas de uma pessoa, pois existe a necessidade de haver disponibilidade para todos os horários de atendimento.

dicas para empreendedores

Se você tiver um, dois ou três sócios em seu consultório, além de dividir os custos com montagem, mobília, materiais técnicos e outras despesas, também terá outros profissionais que poderão lhe dar suporte quando necessário.

Vale lembrar que a responsabilidade de sucesso de um consultório de psicologia é individual, o que significa dizer que o nível de agilidade e persistência frente às dificuldades varia de acordo com o perfil de cada profissional envolvido.

Por essa razão, é fundamental manter a clareza e maturidade na escolha dos sócios quando se tem a pretensão de abrir um consultório de psicologia. Além disso, é indispensável a preparação consensual e minuciosa de um contrato que contemple as garantias necessárias em caso de problemas dentro da sociedade formada.

 

Legalização

Qualquer empresa necessita ser legalizada, caso contrário, não conseguirá formar parcerias ou emitir nota, e a multa para quem não segue as exigências legais costuma ser bastante alta. Além de ser, na área da saúde, um requisito fundamental para que os planos de saúde concedam o credenciamento.

Você precisará contratar os serviços de contabilidade também para conduzir o registro dos empregados e fazer o recolhimento necessário sobre a folha de pagamento.

Consulte um contador de sua confiança e tire todas as suas dúvidas antes de dar início as suas atividades!

dicas para psicologos

Local

Um detalhe muito importante para montar um consultório de psicologia é a escolha do local no qual será instalado. Ele precisa ser de fácil acesso, se possível ter estacionamento próximo e estar localizado (de preferência) na região central da cidade.

Além disso, o local precisa ser totalmente acessível para todos que procuram seus serviços. Para isso, é necessário ter corrimão, banheiro adaptado, rampa de acesso, entre outros.

Garanta uma sala de atendimento limpa, bem decorada e confortável. Essas condições tornarão o ambiente mais agradável e todo esse cuidado será percebido pelos pacientes. Cultive medidas simples, como colocar uma planta e evitar tapetes e carpetes por causa do acúmulo de pó.

 

Credenciamento

Caso deseje, é possível fazer o credenciamento junto aos planos de saúde. Isso é muito interessante porque muitas pessoas preferem buscar as clínicas que seu convênio possa cobrir. Por outro lado, trabalhar com convênio pode ser uma experiência desastrosa, visto que alguns planos pagam mal e com atraso.

Por isso, recomendamos ler detalhadamente os contratos de credenciamento e buscar informações de psicólogos mais experientes e que são credenciados para saber, por exemplo, o prazo de pagamento dos honorários pelos planos de saúde.

 

Divulgação

As ações de marketing são essenciais para a divulgação do seu consultório de psicologia. Tenha sempre em mãos cartões do consultório com informações atualizadas e divulgue seu negócio em palestras, encontros, nas redes sociais, entre outros.

Afinal, não é segredo pra ninguém que a propaganda é a alma do negócio e, se você ficar no anonimato, seu negócio pode ficar estagnado!

dicas para abrir uma clinica

Treinamentos

Mantenha-se sempre atualizado, faça cursos, palestras, participe de simpósios. Adquirir novos conhecimentos na área é muito importante para que você e seus sócios possam desenvolver novas técnicas de tratamento com seus pacientes. Além disso, todos os planos de saúde exigem que o psicólogo tenha um curso de formação / especialização e alguns exigem dois anos ou mais de experiência clínica comprovada.

Com certeza, ao longo de todo processo para a abertura do seu consultório de psicologia, surgirão dúvidas, inseguranças e desafios, porém podemos dizer que vivemos um momento de maior reconhecimento da profissão e de grandes expectativas em relação à clínica psicológica.

E como em todas as áreas promissoras, a competição se torna cada vez mais acirrada, abrindo ainda mais espaço para os profissionais com garra, competência e que estão dispostos a empreender!

ferramenta de agenda

Deixe o seu comentário

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Cadastre-se na melhor solução em agendamento online para qualquer tipo de serviço.